Espermatogénese

11-11-2012 17:18

 

   Os testículos são constituídos por lóbulos testiculares e em cada um destes existem túbulos semíferos . É nas paredes destes túbulos que ocorre a espermatogênese pois são formadas por células da linha germinativa (espermatogónias, espermatócito I, espermatócitos II, espermatídios e espermatozóides)  em diferentes fases da espermatogênese e células de sertoli que rodeiam as células da linha germinativa para que estas estejam protegidas e coesas. No tecido entre os túbulos seminíferos existem células de Leydig que produzem testosterona e são responsáveis pelos caracteres sexuais secundários e pela espermatogênese.

 

 

 

 

 

 

 

A espermatogênese inicia-se na puberdade, é um processo continuo de diferenciação das espermatogónias  em espermatozoides e apresenta diferentes fases, tais como:

Fase de multiplicação – formação de novas espermatogónias por mitoses sucessivas;

Fase de crescimento – as espermatogónias aumentam de volume, devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva originando espermatócitos I;

Fase de maturação – cada espermatócito I divide-se por meiose. Da 1ª divisão meiótica resultam dois espermatócitos II, nestes ocorre a 2ª divisão meiótica originando-se quatro espermatídeos.

Fase de diferenciação ou espermiogénese – os espermatídeos transformam-se em espermatozoides. Esta transformação inclui perda de grande parte do citoplasma, reorganização dos organelos citoplasmáticos e diferenciação de um flagelo. De seguida, os espermatozoides são libertados no lúmen do túbulo seminífero.

 

 

 

 

 

Constituição de um espermatozóide